XV faz compilado dos erros de arbitragem para protestar na FPF

Texto: Paulo César Grange

Pode custar caro para o árbitro Leandro Carvalho da Silva a atuação dele no jogo em que o XV de Jaú empatou por 1 a 1 com o Grêmio São-Carlense, domingo (1/11), em São Carlos. A diretoria do clube jauense está fazendo um compilado dos erros e equívocos da arbitragem para apresentar à direção da área na Federação Paulista de Futebol (FPF).

No entendimento da diretoria do XV, expressada em postagem do presidente João Vital Neto no Twitter, a arbitragem “foi totalmente tendenciosa e desequilibrada”. Segundo ele, o XV jogou “contra um time e contra um árbitro” e considerou “lamentável” e “péssima” a arbitragem. Para seguir o presidente na rede social e interagir com ele, o nome é @joaovitalneto15.

Um dos lances mais prejudiciais ao XV foi a cobrança de escanteio além do tempo previsto para os acréscimos. Da cobrança resultou o gol de empate do São-Carlense, o que impediu de o XV somar três pontos e empatar com a Francana na liderança do grupo. Mas tiveram ainda outros pontos, como carregar o time do XV com cartões amarelos e a expulsão do zagueiro Guilherme Café no início do segundo tempo, que teria sido “encomendada” à arbitragem…

Juiz tendencioso

O presidente do XV faz uma análise sobre essa situação: “Temos percebido uma arbitragem um pouco tendenciosa. O que aconteceu domingo em São Carlos é uma coisa absurda. Estamos copilando vários lances do jogo, vários erros, como também no jogo contra a Matonense, que teve um pênalti que não existiu (falta um metro fora da área).  Mas no domingo foi absurdo. São vários lances capitais do jogo, lances que poderiam ter dado a vitória para o XV, um pênalti legítimo não marcado, cobrança de escanteio fora da marcação… O árbitro estava totalmente tendencioso, não sei se por má fé ou por boa fé…”

Diante disso, segundo ele, o XV precisa se manifestar na FPF. Ele próprio vai levar o material que está sendo produzido com os erros da arbitragem. Vai entregar à Ana Paula, diretora de arbitragem da entidade. “É revoltante. A  gente fazer um trabalho muito grande, pensando em subir, um trabalho sério, com investimento grande, para que uma ou outra pessoa atrapalhe o trabalho”

 

Futebol melhor

O fato de contestar perante à FPF sobre a qualidade da arbitragem, ressalta o presidente do XV, “não isenta a responsabilidade do XV de praticar um melhor futebol e evitar os erros que estamos cometendo”. Ciente de que a equipe tem de evoluir, ele não aceita que o clube seja prejudicado “por um individuo que não estava num bom dia”, para dizer o mínimo. “Não podemos aceitar isso. Foi a segunda partida que o XV foi prejudicado claramente”.

Lance do gol do São-Carlense marcado aos 51 minutos do segundo tempo, um minuto além do tempo previsto nos acréscimos; gol de cabeça de Rodolfo em escanteio

Estragam até o VAR

O dirigente do XV diz que está feliz pelo que está ocorrendo no clube em relação ao planejamento, mas está frustrado em relação às arbitragens. Segundo ele, a arbitragem no Brasil está em declínio de qualidade. “O pessoal consegue estragar até mesmo o VAR, que veio para modernizar, por conta da qualidade técnica do pessoal que administra o sistema.”

“Mas vamos juntos, estamos dentro que a gente planejou. Francana é líder, a gente é vice-líder, mas era pra gente estar na frente se não fosse os erros de arbitragem e os erros individuais nossos. Vamos consertar e partir para cumprir com  nosso planejamento, que agora é passar para a segunda fase da competição”, completou João Vital Neto.