XV sai na frente com Thales, tem jogador expulso e toma gol de empate no fim do jogo

Texto e foto: Paulo César Grange

Resultado de 1 a 1 na primeira partida da segunda fase obriga o Galo a ir pra Birigui e vencer o Bandeirante por qualquer placar para avançar às quartas-de-final

XV de Jaú e Bandeirante de Birigui fizeram um jogo de time grande neste domingo no Estádio Zezinho Magalhães. Terminou 1 a 1 o primeiro confronto das oitavas-de-final entre os dois clubes pelo Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão. O resultado obriga o Galo a ir pra Birigui e vencer o Bandeirante por qualquer placar para avançar às quartas de final. O jogo decisivo será no dia 25 (quarta, às 16h).

Na partida de hoje o XV mostrou que estava preparado para vencer o adversário e passar a ter a vantagem do empate no jogo de volta. Com uma escalação nova, com três estreantes – o goleiro Rodrigo, o meia Esquerdinha e o volante Renan – o XV começou bem e com 22 minutos de jogo já abria o placar.

Cruzamento de Praxedes na cabeça do centroavante Thales foi certeiro. O goleador mandou para as redes, fazendo seu terceiro gol pelo XV em três jogos. “A gente sabia que seria um jogo bem disputado. Fazer um gol no primeiro tempo dá uma tranquilidade, mas ainda não acabou. Temos de pressionar para fazer mais”, dizia o jogador na saída para o intervalo. Infelizmente não saíram mais gols para o Galo.

Ainda na primeira etapa o goleiro Rodrigo fez duas grandes defesas, aos 34 e aos 42, espalmando bolas chutadas com força e destino certo. Fim de tempo 1 a 0 para o XV. Depois, na segunda etapa, um lance mudou o jogo. O meia Palmares, que tinha recebido um cartão amarelo por reclamação com poucos minutos de jogo, cometeu falta instantes depois. Tomou novo amarelo e em seguida o vermelho.

O XV ficou com um jogador a menos e teve de segurar a forte pressão do Bandeirante. Resistia bravamente, até criando uma ou duas jogadas no contra-ataque, mas, aos 43, em lance de bola parada, o Bandeirante empatou com João, escorando rebote de bola após cabeçada entre a zaga quinzista.

Thales marca o gol de cabeça e sai pro abraço.

Treinador – Para o técnico Júnior Paulista, o jogo poderia ter dado ao XV uma situação melhor, mas ele fez uma avaliação positiva com o empate. “O time lutou, buscou o gol a todo momento.  Enfrentamos uma equipe forte, haja visto a campanha que fizeram na primeira fase. Mas o XV está forte e estamos esperançoso. Vamos buscar essa classificação em Birigui.”

Segundo ele, a expulsão no segundo tempo de um jogador prejudicou um pouco  a equipe, que passou a jogar mais defensivamente. Em Birigui ele espera um jogo “ainda mais difícil”, mas é possível sair de lá com a vaga na próxima fase. Uma vitória por 1 a 0 já será suficiente.

Palmares, Thales e Fleck

O zagueiro e capitão Thawan fez uma análise do empate: “Foi um jogo bom. Fizemos 1 a 0 , mas depois ficamos com um jogador a menos. Eles empataram aqui e a gente tem chance de ganhar lá.”

O goleiro Rodrigo também comentou: “A gente com um a menos foi mais complicado. Eles vieram pra cima e tiveram felicidade de subir mais do que nosso jogador no lance do gol.  A gente vai brigar para passar de fase. Estamos mostrando que mesmo com um jogador a menos desde o começo do segundo tempo nossa equipe tem força.”

O XV jogou com Rodrigo; Cafu, Guilherme Café, Thawan e Praxedes (Caxambu); Renan, Mariano e Palmares; Esquerdinha (Luís Fernando), Thales (Molina) e Fleck. Técnico Júnior Paulista

Gols: Thales (XV, 22min, 1T para o XV) e João (43min, 2T para Bandeirante)