Kazu completa 50 anos de idade

25 de fevereiro de 2017 - Principal jogador do futebol japonŕs comešou no XV de Ja˙

 

Imprensa

 

Neste domingo, dia 26 de fevereiro, Kazuyoshi Miura completa 50 anos de idade. Mais conhecido como Kazu, é considerado o jogador mais importante da história do futebol japonês. Ele iniciou sua carreira profissional no XV de Jaú, nos anos 80, e continua atuando até os dias de hoje, pelo Yokohama FC.
Na época, o Galo da Comarca foi muito divulgado do outro lado do mundo e até hoje é lembrado.

 

 

KAZU E O FUTEBOL JAPONÊS
A história do futebol no Japão é recente. O primeiro campeonato nacional, conhecido como J-League, aconteceu apenas em 1992, quando o futebol se profissionalizou.
Na década de 80, o Japão começou a investir no futebol. Não apenas na formação de jogadores, mas também através de desenhos, mangás e outros artifícios.

Um dos principais incentivadores era Nabuo Naya, amante do esporte. Os japoneses tentavam se espelhar no estilo europeu da época, mas não foi alcançado o resultado esperado. Então, o destino escolhido para aprender o esporte bretão foi o Brasil.

 

Na extrema direita, Kazu posa para foto oficial do XV de Jaú no jogo contra o Corinthinas, quando ele marcou seu primeiro gol. FOTO: Acervo XV de Jaú.

 

Nabuo Naya era um empresário japonês rico, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Intercâmbio Futebolístico. Adorava futebol. O amor pelo esporte era tanto que ele começou a trazer jogadores para o Brasil, para que aprendessem a jogar futebol. Entre eles, trouxe seus dois filhos: Yasutoshi Miuri e Kasuyoshi Miuri. Inicialmente, ambos ficaram no Santos. Mas logo Kasuyoshu, ou simplesmente Kazu, foi jogar no XV de Jaú.


A escolha pelo XV de Jaú foi devido ao trabalho do clube com as categorias de base. O Galo da Comarca havia sido vice campeão paulista em 1984, e campeão em 1985 dos torneios de base.

 


Time vice campeão juvenil em 1984. FOTO: Acervo XV de Jaú.

 

EXCURSÃO AO JAPÃO
Em 1985, Kazu viajou junto com o elenco de base do XV de Jaú até o Japão. O Galo da Comarca disputou 11 partidos, com 10 vitórias e um empate. Kazu marcou 2 gols.

 


Kazu, ao centro agachado, viajou junto com o elenco do XV para o Japão. FOTO: Acervo XV de Jaú.

 

 

Excursão do XV de Jaú ao Japão. FOTO: Acervo XV de Jaú.

 

 

ESTREIA E PRIMEIRO GOL
O dia 24 de novembro de 1985 está guardado na memória de Kazu, do futebol japonês e também brasileiro. Foi neste dia que ele fez sua primeira atuação como profissional. O jogo era entre XV de Jaú e Palmeiras, válido pelo campeonato paulista. O Palmeiras jogava em casa, e precisava da vitória para ir à final. Mas o XV de Jaú venceu por 3x2. Kazu substituiu Adriano durante o jogo.

 

Já o primeiro gol de Kazu como profissional aconteceu em 1988, em jogo que o XV de Jaú venceu o Corinthians por 3x2 pelo campeonato paulista. Kazu fez o primeiro gol do jogo. Esse gol teve repercussão mundial, e a camisa 11 do Galo da Comarca passou a ser a mais vendida dos times brasileiros no Japão.
 

 

 

 

Jornal da época noticiando o gol de Kazu. FOTO:Acervo XV de Jaú.

 

 

Jornal da época noticiando o gol de Kazu. FOTO: Acervo XV de Jaú.

 

 

O time universitário em que Kazu começou a jogar no Japão, Shizuoka Gakuen, passou a utilizar um uniforme idêntico ao do XV de Jaú, como forma de homenagem.


Time em que Kazu começou a jogar futebol quando criança adotou as cores do XV de Jaú. FOTO: Internet. 

 

 

 

Tiago Pavini/Assessoria de Comunicação XV de Jaú

 

 

------------------------------------------------

[TODAS AS NOTÍCIAS]

 

 

Clube

 

Canais Oficiais

 

Futebol

 

Rodadas

 
 

O Clube

História

Calendário

Balanço

Notícias

 

 

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

 

 

Elenco

Comissão Técnica

Campeonatos

 

 

Última Rodada:

Paulista - Série B - 16/04/2017

10h - Bebedouro

Próxima Rodada:

Paulista - Série B - 23/04/2017

10h - Jaú

 

 

Site desenvolvido e mantido por Grupo Only!Savoia - A Agência Oficial do Galo da Comarca