XV homenageia Arthur Simőes no estádio Zezinho Magalhăes

11 de agosto de 2017 - Camarotes ganham nome do primeiro estádio

 

Imprensa

 

Na tarde desta sexta-feira (11) o XV de Jaú prestou homenagem a um dos nomes mais relevantes da historia do XV de Jaú: Arthur Simões.

Estiveram presentes o vice-presidente Rodrigo Paulino, Ricardo Offerni - Gerente geral, Lucas Fiorelli (Grupo Only Savoia) e o sobrinho de Arthur Simões, Alberto Simões, representando a família, além de membros da imprensa local.

História

Um dos mais antigos e conhecidos bairros da cidade, a Vila XV tem este nome por causa do Estádio Arthur Simões, a “casa” do XV de Jaú, que ficava na atual Vila Santa Terezinha, mas que todo mundo confunde com Vila XV. Era o “Fortim”, o pequeno forte, que passou a ser utilizado pelo clube quando ele tinha apenas um ano de existência, em 1925. Até então, era o campo do extinto Esporte Clube Sete de Setembro.

O nome Arthur Simões foi uma homenagem póstuma ao homem responsável pelas finanças do clube. Seria dele a seguinte frase: “Enquanto Arthur Simões viver, o XV de Jaú não morrerá” – uma alusão às frequentes crises financeiras que o clube enfrentava na época. O nome do estádio foi adotado em 1946.

Fundado em 15 de novembro de 1924, o XV disputou suas primeiras partidas em campo que ficava anexo à Escola Dr. Domingos de Magalhães. Na sequência alugou campo com capacidade para pouco mais de 1.000 pessoas na Rua Sete de Setembro, centro. Mas como o número de torcedores aumentava, o XV passou a mandar seus jogos no Gymnásio Municipal da época, atual Colégio São Norberto.

Mas foi no “Fortim” que o XV de Jaú fundamentou a fama de “Galo da Comarca”. No Campeonato Paulista da 1ª Divisão de Profissionais de 1954, foi o melhor time do Interior – terminou em 6º lugar e ganhou a taça de melhor ataque. No campeonato do ano seguinte perdeu uma única partida em casa (para o São Paulo) e em 1959 bateu até o Santos do Rei Pelé.

O velho Arthur Simões tinha arquibancadas de madeira e o torcedor ficava bem próximo dos jogadores. O campo foi vendido para o clube quitar dívidas e parte do dinheiro foi usado para comprar a área onde está hoje o Estádio Zezinho Magalhães, que agora, leva em seus camarotes a homenagem a Arthur Simões.

 

------------------------------------------------

[TODAS AS NOTÍCIAS]

 

 

Clube

 

Canais Oficiais

 

Futebol

 

Rodadas - Sub-20

 
 

O Clube

História

Calendário

Balanço

Notícias

 

 

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

 

 

Elenco

Comissão Técnica

Campeonatos

 

• Centro de Formação

 

 

Próxima Rodada:

21/10 - Paulista Sub-20 - Oitavas de Final

16h - Est. Zezinho Magalhães - Jaú/SP

Última Rodada:

14/10 - Paulista Sub-20 - Oitavas de Final

15h - São José dos Campos/SP

 

Site desenvolvido e mantido por Grupo Only!Savoia - A Agência Oficial do Galo da Comarca