XV cede empate aos 50 minutos do segundo tempo e fecha 1º turno vice-líder do grupo

Texto e fotos: Paulo César Grange

Um gol além dos cinco minutos de acréscimos impediu que o XV de Jaú saísse de campo vitorioso na partida contra o Grêmio São-Carlense neste domingo (1/11) em São Carlos. O resultado deixou o Galo em segundo lugar no grupo com oito pontos, dois atrás da Francana e três à frente do próprio São-Carlense, o terceiro colocado.

A rodada que encerrou o primeiro turno teve ainda vitória da Matonense, fora de casa, sobre a Inter de Bebedouro com gol no último minuto. Matonense tem três pontos e Inter apenas um. O returno começa na quarta-feira com São-Carlense x Matonense e Francana x Inter de Bebedouro. O XV de Jaú folga, voltando a jogar sábado à tarde em Matão.

O volante Vinicius, autor do gol jauense, disse que na primeira etapa o XV foi soberano em campo. “No segundo tempo, com a expulsão do Café sofremos uma grande pressão e tomamos o gol no último lance do jogo”, lamentou.

O jogo

No jogo em São Carlos o XV  começou bem, com domínio em campo, partindo para o ataque e acabou recompensado aos 29 minutos. Vinicius Meneses abriu o placar praticamente à queima-roupa com o goleiro, escorando cruzamento de Luis Dário, após bola levantada na área. Feito o gol, o XV continuava melhor. E foi para o segundo tempo com esperança de ampliar, chegar à vitória que daria o primeiro lugar no grupo.

Mas não foi bem isso o que ocorreu. O São-Carlense queria empatar e foi ao ataque em algumas tentativas. E se deu bem com a expulsão do zagueiro Guilherme Café, que cometeu falta e recebeu cartão amarelo – como já tinha um, recebeu o vermelho e foi expulso aos 14minutos. A partir daí o XV foi forçado a recuar. Teve de suportar a pressão adversária.

Estava conseguindo, mas aos 50 minutos foi marcado escanteio. O jogo poderia acabar ai. Mas os donos da casa tiveram a chance de cobrar. Bola levantada na área passou sobre a zaga e o goleiro e Rodolfo, de cabeça, fez o gol do empate.

Reprodução do momento da cabeçada de Rodolfo no gol de empate

Arbitragem – Na avaliação geral dos quinzeanos a arbitragem interferiu no placar ao carregar os jogadores do XV com cartão amarelo e levar à expulsão de Café. O fato de prorrogar o jogo para além dos 50 minutos também foi exagero. O XV vai selecionar imagens que considera cruciais para fazer uma representação na FPF.

O XV ainda teve um jogador expulso após o apito final. Júnior Palmares entrou no gramado e se dirigia ao meio-de-campo. Recebeu cartão amarelo e em seguida o vermelho. Ele e Guilherme Café são os desfalques do XV para o jogo em Matão.

O XV jogou com Pedro Rocha; Cafu, Thawan, Guilherme Café e Praxedes; Zulu, Luis Dário e Vinicius; Palmares, Batalla e Fleck. Entraram no segundo tempo Zapata, Luzinel e depois Nenê, Caxambu e Molina.

Lance do gol de Vinicius. Imagens: PC Grange

• TRANSMISSÃO DA PARTIDA PELA TV FPF. CLIQUE AQUI

• GALERIA DE FOTOS. CLIQUE AQUI

Resultados de domingo

Sãocarlense 1 x 1 XV de Jaú
União Barbarense 0x0 Rio Branco
VOCEM 6 x 1 Tupã
Guarulhos 1 x 0 Itapirense
Jabaquara 0 x 1 Mauá
União Mogi 0 x 4 São José
Itararé 2 x 3 Independente

Resultados de sábado

América 1 x 3 Bandeirante
Tanabi 1 x 1 Andradina
Inter de Bebedouro 0 x 1 Matonense
Amparo 1 x 0 Flamengo
Manthiqueira 2 x 1 Suzano
Mauaense 2 x 2 Barcelona
Osvaldo Cruz 2 x 0 Assisense