COPA SP: Anderson Raspa, ex-base de Santos e Palmeiras, vai treinar o XV

Texto: Paulo César Grange

 

O gerente das categorias de base do XV, Luiz Fernando Moraes, anunciado semana passada pela presidência do clube, deu o primeiro passo na montagem da comissão técnica que vai dirigir o Galinho na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Ele informou que Anderson Raspa será o treinador da equipe e vai estar no Estádio Zezinho Magalhães no dia 9, quando chegam outros integrantes da comissão e os jogadores que vão iniciar os treinamentos. Jaú vai ser sede da Copinha em janeiro de 2021 e o Jauzão será o palco de grandes jogos do XV e de outros clubes.

Currículo – Anderson Oliveira de Souza, o Raspa, tem 52 anos de idade, foi jogador de futebol no São Bernardo, Matonense e Guarulhos entre 1986 e 1995. Formado em educação física com pós-graduação, trabalhou como preparador físico e técnico em time de base no Japão.

No Brasil, foi observador por quase três anos na base do Santos, atuando na captação de jogadores. Chegou a ser bicampeão da Copa SP, na época trabalhando com Luiz Fernando Moraes, com quem vai reeditar dupla no XV de Jaú.

Pouco depois de encerrar a carreira como atleta teve a passagem pelo Japão e, na volta, trabalhou por seis anos na base do Palmeiras. Atualmente mantém a Escola Aliança, de especialização de futebol na região de Interlagos, em São Paulo, formando atletas de 11 a 17 anos de idade.

Etapas no XV – Anderson disse que já trabalhou com Luiz Fernando Moraes, na época cuidando da captação de jogadores para a base. Ele diz que já está trabalhando na observação de jogadores na região do ABC e Grande São Paulo. Segundo ele jogadores já estão sendo indicados e contatados para se juntarem aos jogadores que o clube têm remanescentes do Paulista Sub20 e da Copinha 2020.

“Precisamos ver o DNA do clube para não errar e não perder tempo”, disse Anderson Raspa, citando que os 24 times que disputarão o Paulista Sub-20 já estão em estágio avançado de treinamento. “Dificuldades vamos ter”, prevê, citando que são menos de dois meses de trabalho até a estreia na Copinha.

Experiência – O gerente Luiz Fernando Moraes falou sobre a vinda de Anderson Raspa para o XV. “A escolha deve-se ao seu currículo. Já trabalhou na Copa SP, tem experiência na competição. Trabalhou em times grandes, em bases do Santos e do Palmeiras. Tem experiência internacional e é estudioso do futebol. Tem muitas virtudes para desenvolver esse trabalho no XV.”

Luiz Fernando diz que conhece muito bem o professor que chega ao XV na próxima semana. “Trabalhamos juntos no Santo, período que desenvolveu um trabalho bacana na parte de avaliações e dava treinamentos específicos”, completou, ressaltando o caráter e o profissionalismo do treinador que vai vestir a camisa do Galinho a partir de agora.