XV de Jaú empata com São Caetano e é eliminado do Campeonato Paulista Sub-20

Galinho faz jogo intenso, mas só a vitória levaria a equipe para as oitavas de final

(Assessoria XV de Jaú – Guilherme Petian)

No Estádio Zezinho Magalhães, nesta segunda-feira (15), além de completar 97 anos de história, o XV de Jaú recebeu o São Caetano pelo encerramento da segunda fase do Campeonato Paulista Sub-20, onde empatou a partida em 1×1 e se deparou com a eliminação. Para prosseguir para as oitavas de final, a equipe jauense precisava da vitória.

Após a última rodada realizada antes desta partida, nesta semana, a equipe quinzeana se deparou com alguns desfalques, como o do capitão Caíque e do lateral Willian, suspensos pelo acúmulo de 3 cartões amarelos. Além disso, o zagueiro Alemão foi expulso e Bubu sofreu entorse no joelho.

Sem tais atletas importantes, o treinador Isaque iniciou a partida com os seguintes jogadores: goleiro Otávio, laterais Carlinhos e Vitor Augusto; zagueiros Matheus Catai e Victor Hugo; volante Luther; meio-campistas Kaká e Higor e atacantes Bryan, Kevyn e Fernando. No banco de reservas, as novidades foram o zagueiro Evanderson e o volante Lucas Vinícius, que até então não haviam sido relacionados nesta fase.

Com este elenco, a equipe jauense conseguiu dominar a maior parte da etapa e boas chances foram criadas, como duas situações de bola parada após faltas marcadas na beira da área.

Na primeira chance, Bryan bateu rasteiro, sem muita força, o que não esboçou perigo para o goleiro adversário. Já em outra situação, Fernando cobrou com categoria, mirando o canto esquerdo do gol. A bola passou perto, mas foi para linha de fundo.

Após período intenso e sem tentos marcados, o Galinho voltou para a segunda etapa sem alterações e com sede de gol. Marcando 2 minutos, em boa jogada individual, o atacante Bryan mandou uma bola no travessão, assustando a equipe do São Caetano, que passou a fechar mais a região defensiva.

Aos 4 minutos, a chance esteve boa para o outro lado do campo e a equipe visitante abriu o placar. Tudo aconteceu após tiro de meta do goleiro João, que mandou a bola no meio do campo, onde o zagueiro Matheus Catai tentou domina-la, mas foi impedido pelo time do São Caetano, que roubou a bola, avançou pela lateral e realizou um cruzamento. A bola viajou pela área quinzeana e foi parar na outra linha lateral, onde estava Edney, que aproveitou e mandou a bola novamente para a área para a finalização de Guilherme Lobato.

Com a responsabilidade de empatar e virar o jogo, o time da casa se esforçou para furar a zaga adversária e pôde enxergar o empate aos 21 minutos, quando Fernando até balançou a rede para o Galinho, mas a arbitragem marcou impedimento.

Aos 37 minutos, a mesma rede foi balançada e a equipe jauense empatou oficialmente a partida. Numa batida de falta, Bryan acertou a trave, que rebateu e caiu nos pés do zagueiro Catai, marcando o gol.

Mesmo com o empate, o XV de Jaú não alcançou a classificação e se despede desta edição do Paulistão Sub-20, que, devido a pandemia da covid-19, foi unificado.

Devido à unificação, o Galinho teve chances de enfrentar equipes de divisões superiores nesta segunda fase. Ao todo, foram 4 empates e 2 derrotas, sendo elas pelo Corinthians.

De acordo com Fernando, um dos atacantes do Galinho, a equipe merecia a vitória e, triste, comentou: “Infelizmente o futebol é resultado. Durante o campeonato, a equipe veio amadurecendo muito, desde os primeiros jogos. Acho que fica aquele gostinho amargo de não ter classificado, mas nossa equipe evoluiu bastante durante o campeonato”.

O próximo campeonato a ser disputado pela categoria Sub-20 do clube é a Copa São Paulo de Futebol Junior, também chamada de Copinha, que se inicia no começo de janeiro e terá o Estádio Zezinho Magalhães como sede.