XV anuncia gerente para cuidar da categoria de base até a Copa São Paulo

Texto: Paulo César Grange

Luiz Fernando Moraes já foi campeão da Copinha pelo Santos e campeão paulista sub-20 pela Itapirense

A diretoria do XV de Jaú anunciou na tarde desta quarta-feira (28) o gerente das categorias de base que vai atuar na montagem do time e da comissão técnica para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Luiz Fernando Moraes, 53 anos, com passagens por Santos FC, Itapirense, Monte Azul e outros clubes. Deverá se apresentar em Jaú no dia 9 de novembro, já com comissão técnica e parte dos jogadores.

No seu currículo destaca-se a passagem pelo Santos F.C., onde foi campeão da Copa São Paulo em 2013 e deixou a base do time que seria bicampeão no ano seguinte. No clube praiano conquistou vários outros títulos em categorias de base. Outro trabalho destacado no sub-20 foi o título paulista pela Itapirense em 2017 na Segunda Divisão – pelo mesmo clube chegou à segunda fase da Copinha em 2018.

O XV de Jaú vai ser sede da Copa São Paulo pela segunda vez na história em janeiro de 2021 – o anúncio da Federação Paulista de Futebol confirmando o Estádio Zezinho Magalhães como sede se deu na última segunda-feira. Em 2020, o XV sediou de forma inédita essa competição, trazendo clubes como Vitória, Serra e Guarani. Para 2021 a esperança é que um clube de ponta do futebol brasileiro venha para Jaú.

Presidente do XV, João Vital Neto, anunciou a contratação de Luiz Fernando Moraes como gerente da base e “responsável pela montagem do time da Copa São Paulo”. Segundo ele, Luiz já está trabalhando para o clube, fazendo observação em peneiras, indicações e núcleos de captação. “Ele trabalhou no Santos e já revelou uma ‘pancada de bons jogadores.”

Vital  esclarece que alguns jogadores do XV campeão do sub-20 em 2019 poderão ser utilizados. O regulamento prevê a utilização de até três jogadores nascidos em 2000; os demais serão nascidos em 2001, 2002, 2003… “Precisamos ver quais jogadores vão estar disponíveis”, falou o presidente, explicando que uma comissão técnica específica será formada para o time da Copa SP.

Diretrizes do trabalho

“Vamos montar a comissão técnica, o elenco e criar as diretrizes de trabalho, conceitos de jogo mais adequado para o XV nesse momento”, disse o gerente Luiz Fernando, sobre essa fase inicial de trabalho. “Não temos muito tempo para isso, precisa acelerar.” Segundo ele, várias ações serão realizadas para captar os jogadores necessários para montar o time do XV.

LUIZ FERNANDO MORAES é natural de Santos, nascido em maio de 1967. Formando em engenharia civil pela Unisanta/Santos. Foi gerente de futebol de base no Santos de 2009 a 2013, conquistando diversos títulos em categorias diferentes. Passou pelo Monte Azul na função de gerente executivo de futebol de base; no Jabaquara foi gerente de futebol; na Itapirense foi gerente de futebol de base.