Centro de Formação XV de Jaú passa a contar com preparador de goleiros na equipe de professores

Ítalo Baraldi será o profissional responsável pela formação de goleiros e goleiras da “escolinha” do clube

(Assessoria XV de Jaú – Guilherme Petian)

O Centro de Formação XV de Jaú, também chamado de “escolinha”, busca preparar crianças e adolescentes de 5 a 15 anos para o mundo do futebol com o objetivo de fomentar a revelação de atletas. Atualmente, são mais de 100 alunos em formação, que, agora, podem contar com a presença do preparador de goleiros Ítalo Baraldi na equipe de professores.

Ítalo, que possui cursos da CBF Webinar, além do Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de SP, atua como preparador de goleiros há 19 anos e trabalhou na categoria profissional do XV de Jaú em 2002, 2003, 2004, 2010, 2011, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020, além das antigas escolinhas de iniciação. Além disso, o profissional possui experiência internacional, onde trabalhou por 5 anos no Japão, no Shizugaku, uma equipe local.

De acordo com Ítalo, a formação de atletas deixou de ser uma simples tarefa do cotidiano nos clubes de futebol.

“Nesse processo, o preparador de goleiros tem grande destaque na evolução dos goleiros nos dias atuais, pois através da orientação no desenvolvimento dos componentes físicos, fundamentos técnicos e específicos adquiridos em sua iniciação, terá importância decisiva na sua formação”, explica Ítalo.

O goleiro jauense Walter, que ingressou no Corinthians em 2013 e hoje se encontra emprestado para o Cuiabá, teve  Ítalo como primeiro treinador de goleiros, no qual iniciou sua formação.

Além deste grande goleiro, Ítalo comenta sobre alguns jovens atletas que iniciaram com ele e hoje estão em times de visibilidade:

“Neste ano, 3 goleiros que iniciaram comigo na antiga escolinha do XV foram para clubes. Pedro Cipola iniciou com 7 anos e hoje é goleiro do Sub-15 do Atlético Goianiense. Lucas iniciou aos 12 anos e hoje é do Sub-15 da Ferroviária e o Vinícius, que iniciou aos 13, é goleiro do Sub-20 da Ponte Preta”.

Sem custos adicionais na mensalidade, os goleiros do Centro de Formação poderão treinar toda segunda, quarta e sexta-feira, com horários divididos por idade, onde realizarão trabalhos específicos com o preparador e também com os outros professores da Escolinha.

Para tais goleiros e goleiras que ainda não são alunos da escolinha e se interessarem, para mais informações e inscrição, basta entrar em contato com a secretaria do clube ou preencher o formulário disponível no site.