XV de Jaú se despede da Copinha 2022 com vitória sobre o Grêmio

Mesmo vencendo a forte equipe gaúcha por 1x0, Galinho dependia de outros resultados

(Assessoria XV de Jaú – Guilherme Petian)

Neste domingo (9), a última rodada da primeira fase do Grupo 10 da Copinha foi decisiva para o XV de Jaú. Devido à derrota diante do Castanhal e com primeiro ponto conquistado no duelo contra o Mixto, o Galinho precisava vencer e realizou essa lição fazendo bonito diante do Grêmio, porém, também contava com um empate ou vitória do Mixto por menor diferença de gols.

A partida entre as equipes paraense e mato-grossense aconteceu às 14h15, no Estádio Zezinho Magalhães, onde alguns torcedores jauenses já estavam presentes para aguardar o resultado. Por fim, o Castanhal bateu o Mixto por 3×1 e somou 6 pontos ao lado do Grêmio, desclassificando o XV.

O duelo do XV de Jaú contra o atual vice-campeão da competição teve início às 16h30 e, mesmo com uma equipe desclassificada e uma já com vaga garantida para a segunda fase, a partida não foi nada amistosa. O Galinho entrou em campo com cabeça erguida e buscando gols. Já o Grêmio também entrou agressivo, principalmente na segunda etapa.

Comandado pelo técnico Isaque, a equipe jauense entrou em campo com Otávio, Guilherme, Caique, Alemão, Willian, Tallys, Bryan, Kevyn, Higor, Fernando e Luan Jesus. Já a formação do Grêmio, do técnico Luis Eduardo, foi: Marcão, João Pedro, Ary Garcia, Lucas Kawan, Vidmar, Velasco, Ronald, Lustosa, Arthur Viana, Zinho e Messias Teixeira.

O primeiro tempo iniciou movimentado, principalmente para a equipe da casa, que arriscou aos 3 minutos com chute de Bryan. Logo aos 11 minutos, Fernando recebeu na meia direita, colocou na frente e deu uma assistência cirúrgica para Higor abrir o placar, decretando o primeiro e único gol do XV na competição.

“Primeiramente, tenho que agradecer a Deus. Agradecer pela partida, jogamos muito, jogamos demais. Triste pela desclassificação, mas agora é levantar a cabeça e seguir. Que momento único!”, expressou o camisa 10.

No segundo tempo, mesmo com dificuldade de se infiltrar na zaga quinzeana, o Grêmio voltou mais ofensivo e apostou em bolas aéreas. Além disso, a equipe gaúcha colecionou escanteios, inclusive de forma consecutiva, mas o sistema defensivo do XV levou a melhor, com bons botes e defesas muito importantes do goleiro Otávio, que afirmaram a vitória.

Luiz Fernando Moraes, gerente da base, contou que a reapresentação da categoria Sub-20 acontecerá na segunda semana de fevereiro, com foco no Campeonato Paulista Sub-20 e também fez um balanço da Copinha 2022:

“O que fica é o aprendizado para os garotos, o desenvolvimento. O time foi crescendo na competição. Na primeira partida, tivemos alguns lampejos e deixamos a desejar, na segunda partida já houve uma evolução, mas ainda pecamos muito nas finalizações. Já neste terceiro jogo, fomos mais cirúrgicos, com uma evolução muito mais concreta. É meio repetitivo, mas é nessa tecla que a gente bate: a evolução, pois é dessa forma que trabalhamos”.

Como sede do Grupo 10, o Estádio Zezinho Magalhães continuará recebendo jogos da competição até as quartas de final. Sem data e horário definido, o primeiro duelo será entre Grêmio (classificado em primeiro lugar no Grupo 10) e Santa Cruz (classificado em segundo lugar do Grupo 9).

O protocolo de ida ao Estádio Zezinho Magalhães seguirá o mesmo: entrada gratuita, com a colaboração de 1kg de alimento não perecível e comprovação de vacinação.

Fotos por: Bruno Creste