NOTA OFICIAL

Nota oficial de 04 de julho de 2022.

O ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO DE JAÚ e a HEAD SOCCER BRASIL vêm a público, por meio da presente Nota Oficial, de início, reforçar que repudiam qualquer ato de violência, seja ela física, verbal e/ou moral, e esclarecer que:

Na data de 01 de julho de 2022 (sexta-feira), após o término da partida diante do Grêmio Prudente, alguns torcedores mais exaltados, insultaram, hostilizaram e ameaçaram alguns membros da Diretoria do clube e da Head Soccer. Na ocasião, referidos torcedores, de forma totalmente discriminatória se usaram de ofensas ligadas à Origem e Nacionalidade de membros das citadas Diretorias, o que configura o Crime de Xenofobia, previsto na Lei nº 9.459/1997 e no Artigo 140, §3º do Código Penal Brasileiro, além de imputarem falsamente a ocorrência de crime, que configura Calunia, prevista no Artigo 138 do Código Penal Brasileiro. Tais situações, ao contrário do que divulgado de forma unilateral, ultrapassa todos os limites de qualquer ato de protesto ou manifestação.

Diante do caso, seguranças particulares foram acionados para conduzir os torcedores envolvidos para a saída do Estádio. As filmagens divulgadas em redes sociais e em alguns meios de comunicação, são totalmente parciais e buscam induzir a erro, tendo em vista que no material não foi divulgado a hostilidade, os insultos e até ameaças à membros da Diretoria, tanto do ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO DE JAÚ e a HEAD SOCCER BRASIL.

Não houve nenhum ato de CENSURA em face de opiniões de torcedores. CRIMES NÃO SÃO CENSURADOS, MAS SIM, PUNIDOS NA FORMA DA LEI. O verdadeiro torcedor quinzeano sempre teve e sempre terá a liberdade de expor seu amor e também sua indignação, todavia, respeitando o Direito do próximo.

De qualquer forma, além do Boletim de Ocorrência já realizado, o clube tomará todas as medidas para que casos como esse não se repitam e lamenta o ocorrido, pedindo desculpas neste ato, aos verdadeiros torcedores, que se repita, sempre terão a Liberdade de opinião preservada.

Por sua Diretoria

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO DE JAÚ